Toda Mulher tem uma história para contar e algo para ensinar. Aqui neste post vamos compartilhar com você os 5 melhores livros de desenvolvimento pessoal, os mais recomendados livros para ler com histórias fascinantes de mulheres que mudaram de vida a partir da mudança de hábitos e buscando sempre sair da sua zona de conforto.
Aproveita as recomendações de livros que podem ser considerados de auto ajuda e veja qual deles mais te inspira a mudar algo em sua vida.
Mesmo que o momento atual na sua vida seja bom, sempre tem algum ponto que podemos melhorar, que queremos mudar e por alguma razão não conseguimos, talvez algum destes livros possam te ajudar.
Beleza Natural – Liana Melo
A história da rede de cabeleireiros que levantou a autoestima das brasileiras. “O legado de Zica vai além dos empregos que ela gera. Passa por um propósito muito mais profundo, pela autoestima de todo um povo que não contava com serviços de beleza especialmente voltados para ele e que agora se sente atendido, com a categoria e a classe que merece.
O Beleza Natural é uma inspiração para todas nós, mulheres.” – Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza. Garra e determinação pavimentaram o caminho da carioca Zica Assis, ex-empregada doméstica que durante anos testou misturas caseiras para controlar seus cabelos rebeldes.
O preconceito marcou sua infância pobre, mas foi responsável pela grande virada em sua vida: depois de inúmeras tentativas frustradas, ela descobriu a fórmula que transformava fios crespos em cachos sedutores. Filha de porteiro, Leila Velez cresceu na zona Sul do Rio, convivendo com a riqueza sem jamais se sentir diminuída.
Com espírito empreendedor, soube aproveitar cada pequena oportunidade. Aos 14 anos, começou a trabalhar no McDonald’s e, dois anos depois, tornou-se a mais jovem gerente da rede de fast-food.
O encontro dessas duas mulheres fortes só poderia gerar resultados extraordinários. Zica queria tornar sua fórmula acessível a todas as brasileiras. Entusiasmada, Leila abandonou seu emprego para se associar a ela.
As duas contaram ainda com Rogério – namorado de Leila e irmão de Zica – e Jair, marido de Zica, que vendeu o único bem que possuía, um Fusca 1978, para financiar o primeiro salão do Beleza Natural.
O sucesso foi instantâneo. As clientes esperavam horas para tratar os cachos com o Super-Relaxante criado por Zica. Para agilizar o processo, Leila teve a ideia de adaptar o sistema de linha de produção do McDonald’s – tratando cachos em série e vendendo autoestima.
Com um faturamento de 250 milhões de reais em 2014 e a meta de chegar a 120 lojas até 2018, o Beleza Natural transformou-se em um dos 10 principais casos de empreendedorismo do Brasil na última década.
Mais do que um exemplo de sucesso, esta é uma história emblemática de como a dificuldade, a pobreza e o preconceito podem motivar grandes transformações, não só pessoais como sociais.
O sonho de Zica e seus sócios virou realidade porque nasceu de um ideal maior: valorizar a beleza natural da mulher, oferecer um serviço de qualidade e eliminar as barreiras da discriminação.
Pelas Paredes – Marina Abramovic
Com uma carreira artística incomparável, Marina Abramovićsupera medo, dor, exaustão e perigo para realizar performances que relacionam os limites do corpo e as possibilidades da mente.
E, para celebrar os 50 anos de performances inovadoras, Marina demonstrou mais de uma vez que é, verdadeiramente, uma força da natureza: realizou, no MoMA, em 2010, com fila de mais de 750 mil pessoas, a retrospectiva de seus trabalhos e uma performance sem precedentes.
Vidas Muito Boas – J. K. Rowling
Como podemos aproveitar o fracasso?’ ‘Como podemos usar nossa imaginação para melhorar a nós e os outros?’. J.K. Rowling responde essas e outras perguntas provocadoras em Vidas muito boas, versão em livro do famoso discurso de paraninfa da autora da série Harry Potter na Universidade de Harvard, que chega às livrarias brasileiras no dia 7 de outubro.
Baseado em histórias de seus próprios anos como estudante universitária, a autora mundialmente famosa aborda algumas das mais importantes questões da vida com perspicácia, seriedade e força emocional. Um texto cheio de valor para os fãs da escritora e surpreendente para todos que buscam palavras inspiradoras.
A Menina da Montanha – Tara Westover
Eleito o livro do ano (2018) pela Amazon. Escolhido como um dos livros do ano pelo Bill Gates e indicado pelo ex-presidente americano Barack Obama, além de figurar entre a lista dos mais vendidos do NYT Tara Westover tinha 17 anos quando pisou pela primeira vez em uma sala de aula.
Nascida nas montanhas de Idaho, Estados Unidos, era a caçula de sete irmãos. Guiados pelo fanatismo do pai, todos estavam sempre se preparando para o fim do mundo, estocando conservas e dormindo com uma mala pronta para o caso de fuga.
No verão, ajudava a mãe, parteira e curandeira, a fazer remédios medicinais. No inverno, coletava sucata com o pai. Além do sistema de ensino, seu pai também desconfiava dos hospitais, por isso Tara jamais viu um médico durante a infância. Cortes, machucados e até mesmo graves queimaduras eram todos tratados em casa.
A família estava tão isolada da sociedade que não havia ninguém para garantir que as crianças recebessem educação, nem para intervir nos casos de violência.
No entanto, quando um de seus irmãos conseguiu entrar para a faculdade e retornou com notícias do mundo além da montanha, Tara resolveu tentar um novo tipo de vida. Aprendeu matemática, gramática e ciências para prestar o vestibular, e foi admitida na Universidade Brigham Young.
Sua busca pelo conhecimento a transformou, fazendo-a atravessar oceanos e continentes, até chegar às universidades de Harvard e Cambridge, na Inglaterra. Foi quando se deu conta de quão longe tinha viajado, e se perguntou se ainda existiria um caminho de volta para casa.
A menina da montanha é um relato autobiográfico sobre a busca de uma nova identidade. É um conto sobre lealdade familiar e sobre o luto de romper estes laços.
Com a intensa sensibilidade que distingue os grandes escritores, Tara Westover nos oferece uma história universal que resume o sentido da palavra educação: a perspectiva de ver a vida com novos olhos, e a vontade de mudar.
Minha História – Michelle Obama
Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos — a primeira afro-americana a ocupar essa posição —, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história.
Ao mesmo tempo, se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo, e se posicionando ao lado de seu marido durante os anos em que Obama presidiu os Estados Unidos em alguns dos momentos mais angustiantes da história do país.
Ao longo do caminho, ela nos ensinou alguns passos de dança, arrasou no Carpool Karaoke e criou duas filhas responsáveis e centradas, apesar do impiedoso olhar da mídia.
Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo.
Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos. Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular, de uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.
Seja a Mudança!
Este último título não é de um livro, mas sim o nosso desejo à você mulher que quer evoluir e ser a sua melhor versão a cada dia.
Busque sempre algo novo, aprenda coisas que vão impactar a sua vida positivamente e não esqueça, ouça pessoas que já construíram alguma coisa, isso é muito importante para o seu crescimento pessoal.
Aproveite as dicas que te passamos aqui no blog e compartilha com aquela amiga que você sabe que precisa ler isso. Tenho certeza que você vai ajudar de alguma maneira.
Ah, você já leu algum outro livro de mulheres inspiradoras? Não esqueça de comentar e compartilhar aqui com a gente!